MarKZonE

The past is a full box of lost chances.

FMkt-Dr. Francisco Manuel Coelho da Silva

Posted by António Cabral em 03/02/2007

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Para que não restem dúvidas sobre as potencialidades de um (bom) profissional de marketing no mercado, mesmo que ou até no mercado Português, vejam o video que se segue pois (não é novidade para ninguém) temos muito a aprender com os nossos irmãos Brasileiros (quando mais não seja com a sua elevada auto estima). Aqui vai: http://www.youtube.com/watch?v=KpgQmkaTu4U 

E já agora: FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES.

LINK’S ÚTEIS:

http://www.marketingteacher.com/index.htm     http://www.wharton.universia.net/

http://www.decarvalho.eng.br/tendencias-relatoriopopcorn.pdf

http://www.ieei.pt/links/index.php

>

10 Novembro 2006
Trabalho Prático (para entregar no dia 1 de Dezembro)
Análise do mercado
Toda a documentação necessária para a realização deste trabalho encontra-se na Biblioteca:
Bases de dados, a partir de 2003, disponíveis da ACNielsen
Drug
Durables
Food
Farmácia
O que nos interessa está em Drug
Consultar os dados da Marktest para avaliar o perfil do consumidor, o material estará disponível em Webdisciplinas-FMkt.
>Um dos meios para fixar preços internacionais é a comparação do mesmo produto em diferentes países e retirar as devidas ilações.
>Big Mac Índex – convertendo os preços nos diferentes países do mundo em dólares. A sua comparação dá para perceber a sub ou a sobre avaliação da moeda, grosso modo
http://bigmac.biz/
>Desk Research – um meio bastante prático, cómodo e com poucos custos de fazer pesquisa.

06 de Outubro de 2006

8.1.CONTINUA
Momento
Método
Data
Ponderação
1 Trabalho prático de grupo sobre o Conceito de Marketing Semana 45 2006/11/03 15%
2 Trabalho prático de grupo sobre o Mercado Semana 49 2006/12/01 15%
3 Trabalho prático de grupo sobre o Macro – Ambiente Semana 52 2006/12/22 15%
4 Trabalho prático de grupo sobre o Ambiente Competitivo Semana 02 2007/01/12 15%

– Falta 1 vez penaliza 5%
– Falta 2 vezes penaliza 10%
– Falta 3 vezes penaliza 15%

8.2.PERIÓDICA
Momento
Método
Data
Ponderação
5 Trabalho Individual Semana 02 2007/01/12 15%

8.3.FINAL
Momento
Método
Data
Ponderação
6 Avaliação Individual Presencial Semana 04 2007/01/26 100%

13 de Outubro de 2006
< ?xml:namespace prefix = o ns = “urn:schemas-microsoft-com:office:office” /> ELEMENTOS DO GRUPO: < ?xml:namespace prefix = st1 ns = “urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags” />António Cabral, Filipe Silva, Liliana Lima, Raquel Duarte e Sérgio Costa
 1º TRABALHO
 O trabalho é composto por 3 Artigos, o Artº nº 8 é obrigatório para todos os grupos e serão escolhidos mais 2 artigos, neste caso por sorteio entre os grupos. Para o nosso grupo ficamos com os Artºs 2 e 4.
 Ou seja:         A insustentável Leveza do Marketing (Artº 8)
                        Academic and practitioner theories of marketing (Artº 2)
                        Marketing ideology and criticism (Artº 4)
 Proposta do professor: Consoante os diferentes artigos, escolher o tema do trabalho. É aconselhável que se comece pelo artigo 8 e o desenvolvimento deve compreender
   20 de Outubro de 2006
   Tangível – algo palpável, físico
 Intangível – que não é palpável, serviço
 GDP – PIB
 Composição por sector:          Agricultura      5,2%
                                    Industria          28,9%
                                    Serviços          65,9%
 Mcharty e Perrot – Marketing Mix
 http://www.marketingteacher.com/Lessons/lesson_marketing_mix.htm
 The marketing mix is probably the most famous phrase in marketing. The elements are the marketing ‘tactics’. Also known as the ‘four Ps’, the marketing mix elements are price, place, product, and promotion.
 Mkt Experiência – Pagamos para sermos nós a fazer o serviço, karts….
 Mkt Serviço – pagamos para ser servidos
  ECONOMIA DA EXPERIENCIA
http://www.certi.org.br/mod_Base/areas_economiaexp.php4
Alteração do paradigma actual de valor percebido pelo mercado baseado no produto ou serviço adquirido. Como a tendência é de que estes sejam comoditizados, a geração de experiências marcantes para o cliente será um dos critérios mais importantes para decisão sobre quem será seu fornecedor preferencial.
 http://www.wharton.universia.net/
  TEORIA DOS TIOS/TIAS – Não é por falta de procura (pretendentes) que se fica para tio/tia mas por um erro crasso de posicionamento
   PERCEPÇÕES INTERNACIONAIS PAISES
 http://www.ieei.pt/links/index.php
 FAITH POPCORN – Tendências de consumo
 http://www.decarvalho.eng.br/tendencias-relatoriopopcorn.pdf

1º – PRÓS E CONTRAS
Cabral
Liliana
Filipe
Raquel
Sérgio
Paulo
____________________________________
Ana
Vilela
Gradim
Alberto
Manuel
José
Tema: O marketing induz as pessoas a comprar o que não necessitam, com o dinheiro que não têm.
http://www.knowthis.com/general/social.htm
http://www.bls.gov/oco/ocos020.htm
27 Outubro 2006
Marketing – is a evil technique
                                                Marketing (Manage)
                                    OFFER                                  Buy
Jesus – comunicou uma ideia (produto) de vida, estabeleceu um preço, contratou uma força de vendas e treinou-a (apóstolos) e disse-lhes: como fazer e onde fazer.
Segmentou o mercado, diferentes discursos  para os diferentes povos e classes sociais.
Criou a maior e mais rica multinacional à face da terra.
Foi o pai do marketing relacional, digam-me os vosso pecados e eu perdoo-o.
O conceito de marketing evolui ou transforma-se em função das tendências e preocupações da humanidade.
Livro “No Brand”
http://www.12manage.com/methods_brand_asset_valuator_pt.html

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