MarKZonE

The past is a full box of lost chances.

IMP-Dr. Jorge Remondes de Sousa

Posted by António Cabral em 03/02/2007

LogoBlog1

Investigação: http://www.youtube.com/watch?v=Geu4yvOOGKk (Video)

Métodos: http://www.youtube.com/watch?v=JUlwIwvUmZM (Video)

LINK’S ÚTEIS:

http://www.minerva.uevora.pt/internet-direitos/ (INT.DIREITOS DE AUTOR)

http://www.pmelink.pt/

___________________________________________________________

13 Novembro 2006
Estatísticas, ver blog de IMP com os sitios:
         – Internacionais
         – Nacionais
Elaboração de um inquérito por questionário
– Obrigatório introduzir uma pergunta de filtro, logo no inicio
         – Costuma tomar café?
– Nos questionários, partir da actualidade para o passado.
Perguntas em bateria:
– Lista, listagem de razões para
– Categoria, uma resposta entre várias opções
– Hierarquia, colocar por ordem de preferência
– Quantidade, quantificar um determinado tema
– Grelha
– Escala, vários níveis de escalonamento
Efectuar um pré teste para avaliar a qualidade do questionário
Face ao projecto apresentado esquematizar:
– O índice provisório
         – Introdução
         – Desenvolvimento
                  – Parte I, enquadramento teórico
                           – Capitulo I
                           – Capitulo II
                  – Parte II
                  Questionário
                  Metodologia
                  Análise dos dados
                  Conclusões
         – Conclusões
         – Bibliografia
         – Anexos
– Incluir nas pesquisas os dados estatísticos encontrados ao longo da pesquisa.

06 Novembro 2006
– Entrega do projecto sobre o café
Índice provisório de um trabalho
(Pesquisa bibliográfica é necessária)
ESTRUTURA
         1 – Introdução (projecto)
         2 – Desenvolvimento
         3 – Conclusões
         4 – Bibliografia
         5 – Anexos, informação mais pormenorizada
1 – referencia geral de todos os temas a desenvolver
2 – enquadramento teórico
4 – pesquisas bibliográficas
Referencias bibliográficas
Exp.- Martins, C.SA.(1999) Marketing Politico (Porto-localidade da editora) Porto Editora. (ISBN…)
– Quando se fazem citações deve ser ((Martins, 1999, P.41)
– As notas de rodapé servem para complementar informação sobre determinado assunto.
P:Exp. – HTML (1)
(1)…………………
30 Outubro 2006-11-10
Como organizar uma Pesquisa
– Escolha do tema (mercado do café)
– Abordagem do problema:
– Papel de comando da teoria
         – Revisão da teoria
         – Aplicação de técnicas exploratórias
         – Elaboração do enquadramento teórico
         – Definição das hipóteses de pesquisa
APPM – Associação Portuguesa Profissionais de Marketing

02 de Outubro de 2006
AVALIAÇÃO CONTINUA
1 – Participação Geral (Blog, sala, trabalhos frequência….) implica regularidade – 20%
2 – Inquérito – 20% (Tema: Mercado do Café)
3 – Exercícios em SPSS (programa para tratamento estatístico de dados) – 20%
4 – Apresentação de um relatório em grupo, caso prático de investigação (1 de Fevereiro de 2007) – 40%
AVALIAÇÃO PERIÓDICA
3 – Exercícios em SPSS (programa para tratamento estatístico de dados) – 30%
4 – Apresentação de um relatório individual, caso prático de investigação (1 de Fevereiro de 2007) – 70%
AVALIAÇÃO FINAL
4 – Apresentação de um relatório individual, caso prático de investigação (1 de Fevereiro de 2007) – 100%

8.1.CONTINUA
Momento
Método
Data
Ponderação
1 PARTICIPAÇÃO ON E OFF-LINE (SALA, E-MAIL, INTRANET IPAM, MSN, SKYPE, BLOG INDIVIDUAL E BLOG DA DISCIPLINA) 2006/10/02 20%
2 ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO (TRABALHO EM GRUPO) 2006/11/27 20%
3 RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS EM SPSS (EXERCÍCIOS INDIVIDUAIS EM SALA DE AULA) 2006/12/04 20%
4 APRESENTAÇÃO DE UM RELATÓRIO ESCRITO DE INVESTIGAÇÃO TENDO COMO BASE UM PROBLEMA CONCRETO DE ORGANIZAÇÃO (TRABALHO EM GRUPO) 2007/01/29 40%

8.2.PERIÓDICA
Momento
Método
Data
Ponderação
1 RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS EM SPSS (EXERCÍCIOS INDIVIDUAIS EM SALA DE AULA) 2006/12/04 30%
2 ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO ESCRITO DE INVESTIGAÇÃO TENDO COMO BASE UM PROBLEMA CONCRETO DE ORGANIZAÇÃO (PROVA INDIVIDUAL EM SALA DE AULA) 2007/01/29 70%

8.3.FINAL
Momento
Método
Data
Ponderação
1 ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO ESCRITO DE INVESTIGAÇÃO TENDO COMO BASE UM PROBLEMA CONCRETO DE ORGANIZAÇÃO (PROVA INDIVIDUAL EM SALA DE AULA) 2007/01/29 100%

Até ao final da 3ª semana indicar modalidade
BIBLIOGRAFIA – 8 Livros, 3 essenciais e 5 complementares
Trabalho de Sala:
Sobre a percentagem de mulheres no ensino superior, onde eram indicadas três hipóteses:
A resposta é a B, com base e suporte nos dados retirados do relatório de apoio elaborado pela OCDE e que identifica a pág. 12 no quadro comparativo com os países europeus Portugal com 61% de população feminina no ensino superior fig. 1.4. Estando Portugal em 2º lugar, só ultrapassado pela Letónia. Fonte: CIES-ISCTE, Eurostudent 2005
C:\Cabral\Ipam06_07\IMP   Relatório: Background Report
C:\Cabral\Ipam06_07\IMP   IMP_1, referente à primeira aula
FORUM:

Perfil de um Investigador
Comente a seguinte afirmação: \”A observação é a única característica que um investigador deverá possuir para ter êxito”.

Resposta:
No que diz respeito às características de um investigador a observação será uma das mais importantes, nunca a única, pois até a observação terá que estar forçosamente ligada ao tipo e qualidade da mesma. Por isso é que do perfil de um investigador devem constar predicados como: profissional, criativo, ético, objectivo…ou seja observar, analisar e concluir sem qualquer tipo de opinião pré formada ou preconceituosa sobre o tema em análise.
Ser unicamente um bom observador por si só não é suficiente.

Proposta de Trabalho nº 1

October 6, 2006

TEMA: Conhecimento Científico 

Comente a seguinte afirmação:

” Saber especializado assente na reflexão teórica e na observação empírica”

jr IPAMatosinhos

À primeira vista trata-se de uma descrição, entre muitas outras possíveis, de conhecimento científico.
No entanto e porque a utilização do termo “saber especializado” e não “conhecimento especializado” me levou a investigar mais profundamente a questão, começando naturalmente pelo tema, e assim sendo temos que:
Conhecimento = Ciência
Conhecimento Cientifico, sinónimo de ciência. O conhecimento científico tem quatro características essenciais: objectividade, racionalidade, revisibilidade e autonomia. http://afilosofia.no.sapo.pt/CONCEITos.htm#c

Aqui encontrei a principal razão para o termo “saber” (pode ser subjectivo ou objectivo http://afilosofia.no.sapo.pt/CONCEITos1.htm#s ) em vez de conhecimento (que tem de ser objectivo).

A reflexão, termo de origem latina que significa a acção de voltar atrás. É a atitude do pensamento que se debruça sobre si próprio. http://afilosofia.no.sapo.pt/CONCEITos1.htm#r teórica ou teoria, termo derivado do grego que significa especulação, apreensão intelectual. Hoje é entendida como um conjunto organizado e coerente de princípios capazes de explicar fenómenos complexos, podendo, por exemplo, ajudar-nos a prever ou antecipar acontecimentos futuros. http://afilosofia.no.sapo.pt/CONCEITos1.htm#t

Já as observações empíricas ( http://afilosofia.no.sapo.pt/CONCEITos.htm#e ) vulgo experiências (Termo que designa todo o conhecimento espontâneo ou vivido, adquirido pelo individuo ao longo da sua vida. Na filosofia adquiriu grande difusão o ponto de vista segundo o qual a experiência é a única fonte de todo o saber ( Empirismo, Sensualismo…). Dado que o empirismo é o fulcro do método cientifico http://pt.wikipedia.org/wiki/Empirismo , facilmente se depreende que:

A afirmação identifica os diferentes passos para o conhecimento científico.

09 de Outubro de 2006
Conhecimento Cientifico
1 – Método                                                                2 – Técnicas
– Formulação de Problemas
– Resolução de Problemas
– Prova de Hipóteses
C:\Cabral\Ipam06_07\IMP   IMP_2, referente à 2ª aula e IMP_2 Exercicios

Proposta de Trabalho nº 2

October 16, 2006

TEMA: Roteiros para a aplicação do Método Científico em Gestão Empresarial.

Comente a seguinte afirmação:

“No âmbito da formulação de problemas primeiro define-se um problema a resolver e posteriormente reconhecem-se vários factos”

jrIPAMatosinhos 

Nesta afirmação a ordem dos factores está trocada, deveria ser: “No âmbito da formulação de problemas primeiro reconhecem-se vários factos e posteriormente define-se um problema” pois e de acordo com os conhecimentos adquiridos na última aula de 16-10-06, sobre o Método Cientifico em Gestão Empresarial, a formulação de problemas é um fim e não um meio. Ou seja, a formulação de problemas implica que se reconheçam vários factos, seleccionar os mais relevantes, descobrir incoerências e/ou lacunas e então sim FORMULAR O PROBLEMA.
FORUM

Mensagem Original
De : Jorge Remondes de Sousa Data : 2006/10/18 Hora : 11:18:50
Resolução de Problemas
Na sequência dos Roteiros para a aplicação do Método Científico em Gestão estudados na aula, podemos afirmar que para a resolução de problemas é suficiente a definição exacta do problema?

Resposta:
Não é suficiente. Também temos que definir o método de resolução do problema que fará parte do corpo de conhecimentos existentes que conduzirão à resolução de problemas.
16 Outubro 2006-10-25
Pesquisa do Marketing
            Cliente / Prestação Serviços / Pesquisar
Imagens ou Textos – retirados de outros sites devem ser mencionados de onde foram retirados. Referir sempre as fontes, quer sejam práticas ou não.
http://www.minerva.uevora.pt/internet-direitos/
(INTERNET E DIREITOS DE AUTOR)
INTERNET – Já existe legislação sobre o envio de publicidade utilizando os endereços electrónicos.
http://www.aiic.net/ViewPage.cfm/article414.htm?plg=8&slg=1
(Publicidade e endereços electrónicos)
EXERCICIO PRATICO Nº 1
1 – Adicionar o portal do marketing ao dir. de link’s
2 – Todas as categorias “5 disciplinas” devem aparecer no template do blog
3 – Todos os blogs devem conter um link para os blogs dos colegas
4 – Todos os blogs devem conter comentários
5 – Os blogs devem conter links para os blogs das disciplinas “blogs editados por docentes
EFECTUADO
23 Outubro 2006
Sun Tzu – estratégia militar
http://www.suntzu.hpg.ig.com.br/
Existem cinco fatores que permitem que se preveja qual dos oponentes sairá vencedor: 
– aquele que sabe quando deve ou quando não deve lutar;
– aquele que sabe como adotar a arte militar apropriada de acordo com a superioridade ou inferioridade de suas forças frente ao inimigo; 
– aquele que sabe como manter seus superiores e subordinados unidos de acordo com suas propostas;
– aquele que está bem preparado e enfrenta um inimigo desprevenido;
– aquele que é um general sábio e capaz, cujo soberano não interfere.
INFORMAÇÃO – O seu domínio significa “PODER”.
http://www.ipv.pt/millenium/19_arq1.htm
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO *
ASCENÇÃO BRAGA **
 
RESUMO
A Informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental a nível da empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e ainda na planificação de toda a actividade industrial.
A gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial são um factor chave na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Se, por um lado, ajudam a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.
ABORDAR O MERCADO
http://www.outrosmercadus.pt/entrevistas_details.php?entrevista_id=84
em massa                    mkt segmentado         mkt one to one

Em massa

DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS
1 – Demográficos (sexo – F / M)
2 – Estudar os Segmentos
3 – Escolher os Segmentos
4 – Definir Estratégias para os Segmentos
                        Consumidores
                        Posicionamento
            Concorrentes              Trunfos
BENCHMARKING COMERCIAL
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas “companhia-a-companhia” para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Washington Sorio
http://www.guiarh.com.br/z59.htm
http://www.pmelink.pt/
– Analisar e conhecer os concorrentes
– Diagnosticar os concorrentes
– Pode ser um estudo interno
– O estudo do “outro”
TRABALHOS ACADÉMICOS (o que são e para que servem?)
Como se pode analisar pela dissertação abaixo um trabalho académico não é mais que a divulgação do (s) resultado (s) de uma investigação que pode assumir diferentes formas mediante o propósito a que se destina.
“Os trabalhos académicos devem apresentar uma lógica interna; devem expor ideias obedecendo a uma coerência entre os tópicos abordados e, no interior destes, um encadeamento lógico de ideias”
Exemplificando:
O que são?
Trabalhos que visam compilar em documento resultados de uma determinada pesquisa ou dissertação sobre um determinado tema.
“Consoante os casos temos:
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso de graduação. O objectivo é a divulgação dos dados técnicos obtidos e analisados e registra-os em carácter permanente, proporcionando a outros pesquisadores, fontes de pesquisas fiéis, capazes de nortear futuros trabalhos de pesquisa e facilitando sua recuperação nos diversos sistemas de informação utilizados.
DISSERTAÇÃO: É um estudo científico, com tratamento escrito individual, de um tema bem determinado e limitado, que venha contribuir com relevância à ciência. As dissertações são geralmente apresentadas ao final de cursos de mestrado, grande rigor académico, mas sem a inovação dos trabalhos de tese.
TESE: As teses são trabalhos científicos mais elaborados e completos. São resultados apresentados como necessidade para conclusão de cursos de doutorado e devem ser constituídas de ideia, fundamento ou proposta original.
Trabalho de revisão bibliográfica: Consiste no exame/revisão de um conjunto de bibliografias (livros, artigos, documentos, etc.) escritos sobre determinado assunto, por autores pertencentes a diferentes correntes de pensamento. Tem por objectivo conhecer diferentes especialistas de determinada área do conhecimento e seus diferentes pontos de vista.
Trabalhos do tipo ensaio: É um comentário breve, informal e subjectivo, de natureza reflexiva e teórica sobre um tema ou obra.
Relatório de estágio: É a descrição de um processo de aprendizado do qual o aluno participa.
Monografia – é o resultado do trabalho científico que expõe, de forma racional e objectiva, toda a pesquisa desenvolvida em torno de um tema escolhido e investigado. A elaboração de uma monografia compreende vários processos.
Relatório – de pesquisa fazem parte do processo académico e tem como objectivo descrever o andamento de uma determinada pesquisa.
Seminário – é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe.
Resumo – de um texto é, na realidade, uma síntese de ideias. Resumindo um texto com as próprias palavras, o estudante mantém-se fiel às ideias do autor sintetizado.
Resenha – é uma síntese ou um comentário crítico de uma obra, tendo também o objectivo de servir como veículo de crítica e avaliação.”
http://www.fapam.edu.br/normasbiblio2.pdf
Caracterização dos trabalhos académicos
Para que servem?
“Os trabalhos científicos fazem parte da 2ª etapa do processo de produção do conhecimento científico.
Enquanto a primeira é o trabalho realizado pelo pesquisador na investigação para a resolução de um problema de pesquisa, a segunda etapa, tão importante quanto a primeira, consiste na divulgação dos resultados da investigação.”
http://www.bu.udesc.br/download/manual_versao_maio_2006.pdf
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA UDESC: TESES, DISSERTAÇÕES, MONOGRAFIAS E TCCs

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