MarKZonE

The past is a full box of lost chances.

E-MAIL, SEGURANÇA, INTERNET

Posted by António Cabral em 23/02/2007

INFORMÁTICA, INTERNET, MAIL E SEGURANÇA

Meus amigos por questões de segurança, efectividade e filtragem do que é importante ou não aqui ficam algumas regras que devem ser usadas para que possamos ser mais produtivos no uso dos meios de comunicação ao nosso dispor, Nomeadamente o e-mail, aqui vai:

– Quando reenviarem mensagens, retirem os nomes e endereços de e-mail das pessoas por onde esses e-mail’s já passaram. Há programas a correr na Internet para “apanhar” tudo o que estiver antes e depois de um “@”. Isso é vendido a Spammers, que muitas vezes espalham vírus.

– Quando mandarem uma mensagem para mais do que uma pessoa, não enviem com o: “Para” nem com o “Cc”, preenchidos mas antes com o “Cco” (carbon copy ocult) ou, de preferência, “Bcc” (blind carbon copy), que não vai aparecer o endereço electrónico de nenhum destinatário… Quando todos fizermos isto, livraremos a Internet de 80% dos vírus e lixo electrónico que causam lentidão na rede.Ou seja, algo como isto:  msg.jpg  

Caso o BCC não apareça devem ir a opções e seleccionar a opção bcc. OK? 

Algumas das razões e desmistificações para não ligarem de maneira nenhuma a todos os e-mail’s que nos enviarem com todos aqueles tenebrosos se não então, ou então se então podes conseguir. Ajudem e contribuam para acabar com estas “tretas”. Ora vejam lá se já não receberam qualquer coisa deste género:

1) As grandes empresas NÃO usam correspondência do tipo corrente (chain-letters). A Microsoft e a AOL NÃO estão a oferecer US$ 245 a cada reenvio de e-mail. A Ericsson e a Nokia NÃO estão a oferecer telemóveis. Aliás, pense bem, como é que eles vão saber se você reenviou estes e-mail’s para outros endereços?
2) A BAYER e a NESTLÉ NÃO estão a dar kits gratuitos para quem reenviar e-mail’s e mandar a confirmação para o endereço indicado.

3) A MTV NÃO vos dará o direito de ficar nos bastidores se vocês remeterem correspondência a um monte de gente.

4) NÃO é porque alguém escreveu, quatro degraus antes na pirâmide, que é verdade (observem, é mais uma mera mentira).

5) NÃO existe uma organização de ladrões de fígado ou outros órgãos. Ninguém acorda numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu ao primo do amigo do conhecido dele.

6) Se o (s) último (s) desastre (s) envolvendo foguetes da NASA espalharam partículas de plutónio sobre a Costa Leste Americana, vocês acham, realmente, que esta informação chegaria ao público por e-mail?

7) NÃO existem os vírus “Good Times”, “Bad Times”, “Sapos Budweiser”, etc. Na verdade, vocês NUNCA, mas NUNCA mesmo, devem reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de confirmarem num site fiável de uma companhia real, que estas o tenham identificado.

8 ) Cortem aqueles quilómetros
de cabeçalhos com endereços dos e-mail’s.

9) Existem mulheres que estão realmente a sofrer no Afeganistão, e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail NÃO ajudará estas causas. Se vocês quiserem ajudar, procurem a melhor forma junto da vossa Junta de Freguesia, a Amnistia Internacional ou a Cruz Vermelha. E-mail’s com “os abaixo-assinados” geralmente são falsos e nada significam para quem detém o poder para fazer alguma coisa sobre o que está ser denunciado. São meios de obter endereços electrónicos.

10) NÃO existe nenhum projecto para ser votado no Congresso Brasileiro que reduzirá a área da Floresta Amazónica em 50%. E nem para deixar de cobrar portagens. Portanto NÃO percam tempo nem “façam figuras tristes” assinando e reenviando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto, ou comunicando este tipo de coisas.

11) Vocês NÃO vão morrer nem ter azar no amor se rebentarem uma corrente. Sejamos inteligentes e recusemos essa maneira imbecil de ajudar os hackers e os spammers (propagandas).

12) Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil… NÃO acreditem, automaticamente, em tudo. Observem o texto, reflictam, analisem tudo isto antes de, reenviarem aos amigos.

13) Quando recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma fotografia comovente, NÃO reenviem apenas “para fazerem a vossa parte”… pode haver alguém cheio de más intenções, por de trás deste e-mail… verifiquem a veracidade das informações… Afinal, próximo da vossa casa, há sempre alguém carente que vocês poderão ajudar, se esta for a vossa opção de vida.

14) Cuidado! Muito cuidado com as mensagens – lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando os seus endereços, telefones reais e reenviando… Podem facilmente ser utilizadas por assaltantes, sequestradores, piratas informáticos, etc.

15) Agora, SIM, ENVIEM esta mensagem aos vossos amigos e conhecidos, e ajudem a colocar ORDEM nessa imensa casa chamada Internet. Lembrem-se que, todos os dias chegam milhares de inexperientes à Internet, e quanto mais pudermos ensinar, será de grande valia para todos.
No reencaminhamento deste e-mail (proceda como explicado acima),– Apague os endereços de e-mail nele mencionados,– Use também o BCC (em vez do “to/para”),

Proteja a sua privacidade E, sobretudo, A DOS OUTROS!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: